Formação docente em metodologias ativas e tecnologias digitais: olhares de professores de Química atuantes na rede particular educacional
Palavras-chave:
Ensino de Química, TDIC, IramuteqResumo
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com cinco professores de Química da rede privada, atuantes no interir do estado de São Paulo. O estudo objetivava analisar as concepções desses professores acerca das metodologias ativas e tecnologias digitais. Para tanto, adotou-se entrevistas semiestruturadas para coletas de dados e a análise lexical para a análise dos dados. Ressalta-se que a análise lexical foi realizada com o auxílio do software Iramuteq e que optou-se pela Classificação Hierárquica Descendente, na qual as transcrições das entrevistas foram decompostas em segmentos de textos menores, gerando um dendograma. Seis classes foram originadas e coube ao pesquisador nomeá-las. Os dados mostram que os professores reconhecem a importância do uso de estratégias metodológicas ativas somadas aos recursos digitais, todavia, vêem-se limitados por terem que privilegiar os conteúdos das apostilas.