Objetivo e Justificativa
O EPPEQ tem como objetivo o fortalecimento dos grupos de pesquisa em Ensino de Química, por meio da apresentação e discussão de resultados de pesquisas desenvolvidas pelos seus membros. Visa também propiciar atividades, interações e colaborações para o fortalecimento da formação de estudantes pós-graduandos e professores e, portanto, da área de Ensino de Química. Pelo envolvimento de pesquisadores, estudantes e professores dos níveis de ensino básico, técnico e superior traz contribuições, diretas ou indiretas, na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem em química do estado de São Paulo.
Para a edição de 2023, o tema que norteará as discussões no evento será “A Pesquisa no Ensino de Química e o papel da Ciência em Sociedade Multicultural “. Este tema foi escolhido a partir de um contexto atual e complexo.
Nos últimos anos, incluindo aqueles da pandemia da COVID-19, vivenciamos o negacionismo em relação à ciência, a recusa em tomar vacinas por boa parte da população; a disseminação, algumas vezes criminosa, de fake news sobre temas científicos; como por exemplo, as polêmicas em torno da cloroquina e teoria terraplanista, entre outros fatos. Isto evidenciou a necessidade da comunidade científica discutir qual é o papel da ciência na formação de pessoas conscientes, que possam realizar leituras críticas de contextos como o exposto acima. A informação é, de certa forma, uma arma no campo da disputa pelo poder.
E ainda, merece destacar o movimento social em que grupos têm lutado pelo reconhecimento, valorização e respeito de comunidades e culturas diversas, discutir qual é o papel da ciência nesta construção. No campo da formação de professores, é importante considerar as atuais políticas públicas de implementação do Novo Ensino Médio no contexto da Base Nacional Comum Curricular, uma vez que a química como disciplina escolar tem “perdido território” e o fazer docente, no âmbito dos itinerários formativos, tem exigido práticas interdisciplinares.
Deste modo, o evento pretende possibilitar que os pesquisadores da área de ensino de química dialoguem sobre as questões explicitadas e possam avançar na produção de conhecimento que auxilie na superação dos desafios impostos. Para que o diálogo seja profícuo e abarque diferentes pontos de vista, na programação, professores de química da escola básica e licienciandos em química serão importantes sujeitos de interlocução durante o evento.