Submissões de Trabalhos

Prorrogação de submissão dos trabalhos até 15/08

Sobre a submissão dos trabalhos:
Os trabalhos (individual ou em coautoria) poderão ser submetidos nos formatos de: trabalho completo, resumo, relato de experiência ou categoria jovem pesquisador.
O autor principal poderá submeter até dois trabalhos e cada trabalho poderá ter até cinco autores.
Para submeter o trabalho, basta cadastrar-se clicando no item "cadastro" no canto superior da tela e seguir o passo a passo para inclusão de nova submissão.
Os trabalhos devem ser submetidos sem identificação.

TRABALHOS COMPLETOS:  devem ser elaborados de acordo com as orientações contidas no template com extensão entre 8 e 12 páginas (contendo: título; resumo; palavras-chave; introdução; metodologia; análises e construção dos resultados; considerações finais; referências). Esta categoria destina-se à divulgação dos resultados de pesquisas e estudos ou ensaios teóricos inovadores.
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RESUMOS: devem ser elaborados de acordo com as orientações contidas no template com extensão de 1 página (contendo: título; introdução; metodologia; análises e construção dos resultados; considerações finais; referências). Esta categoria destina-se à divulgação dos resultados de pesquisas e estudos ou ensaios teóricos inovadores.
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RELATOS DE EXPERIÊNCIA: devem ser elaborados de acordo com as orientações contidas no template com extensão entre 1 e 4 páginas (contendo: título; resumo; palavras-chave; introdução; metodologia; análises e construção dos resultados; considerações finais; referências). Esta categoria destina-se à socialização de projetos de extensão ou práticas de ensino realizadas em escolas de educação básica desenvolvidas por alunos de graduação ou professores de educação básica.
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JOVEM PESQUISADOR: devem ser elaborados de acordo com as orientações contidas no template com extensão entre 1 e 5 páginas (contendo: título; resumo; palavras-chave; introdução; metodologia; análises e construção dos resultados ou contribuições esperadas, em caso de projeto em andamento; considerações finais; referências). Esta categoria destina-se à socialização de projetos de pesquisa realizados por jovens pesquisadores paulistas (doutores com tese defendida nos últimos 5 anos ou professores contratados nas IES Paulistas nos últimos 5 anos).
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Os trabalhos serão inscritos por indicação de EIXOS TEMÁTICOS descritos a seguir:

  1. Currículo, Avaliação, Políticas Educacionais (CPE):

Pesquisas em desenvolvimento e reformas curriculares para a Ensino de Química; estudos dos princípios, parâmetros, diretrizes e fundamentos teórico-metodológicos para o Ensino de Química, contemplando os diversos elementos atribuídos à estrutura curricular: objetivos educacionais, conteúdos, estratégias e avaliação. Discussão do papel da escola, das relações entre ciência e sociedade e outros aspectos do sistema educacional. Proposição e desenvolvimento de programas ou propostas alternativas de ensino para uma série, disciplina, semestre letivo ou ciclo escolar completo.

  1. História e Filosofia da Ciência e o Ensino (HFC):

Pesquisas de caráter histórico sobre mudanças ocorridas de forma global no ensino de Química, ou sobre modificações com respeito a aspectos mais particulares (materiais didáticos, currículos, legislação, formação de professor etc.), abrangendo determinada época do passado próximo ou remoto. Estudos de revisão bibliográfica em fontes primárias e secundárias que resgatam acontecimentos, fatos, debates, conflitos e circunstâncias da produção científica em determinada época, e as articulações entre eles. Aspectos relativos à filosofia ou epistemologia da ciência, tais como: concepção de ciência, de cientista, de método(s) científico(s); formulação e desenvolvimento de teorias científicas, paradigmas e modelos científicos. Implicações educacionais desses aspectos quanto à formulação de currículos, à formação de professores, ao desenvolvimento de programas de ensino-aprendizagem, entre outros.

  1. Educação ambiental e CTSA (EA/CTSA):

Relações entre educação ambiental e Ensino de Química; educação para o desenvolvimento sustentável; educação para a sustentabilidade. O ensino de ciências/Química e a formação para cidadania; a tematização das relações entre ciência e sociedade.

  1. Educação inclusiva e para a diversidade no Ensino de ciências/química (EID):

Estudos que investigam o processo de ensino-aprendizagem de Química para alunos portadores de deficiências visuais e auditivas, com o desenvolvimento de novos materiais didáticos adaptados às suas necessidades. Práticas educativas que relacionem o ensino de Química e o estudo de gênero e sexualidade, relações étnico-raciais e etc.

  1. Ensino de ciências/química em espaços não formais e divulgação científica (ENF - DC):

História, políticas e práticas de divulgação científica e suas relações com o Ensino de Química; relações entre comunicação e educação; educação em museus e centros de ciências; feiras e exposições de Ciências; divulgação científica e inclusão social.

  1. Experimentação em Ciências/Química, metodologia de ensino-aprendizagem (MEX):

Investigações relacionadas com a experimentação no Ensino de Química. Aspectos cognitivos, sociais, culturais e afetivos envolvidos no ensino e na aprendizagem de conceitos científicos em diferentes níveis de escolaridade; ambientes de aprendizagem; aprendizagem colaborativa; modelos e modelagem na Educação em Ciências; ensino por investigação; experimentação e aprendizagem de habilidades científicas.

  1. Formação de professores de ciências/química (FP):

Análise de programas e políticas de formação de professores para o Ensino de Química na graduação, na pós-graduação e em serviço; avaliação de modelos e práticas de formação de professores para diferentes níveis e modalidades de escolaridade; desenvolvimento profissional de professores; saberes docentes; práticas reflexivas.

  1. Linguagem e cognição (LC):

Estudos que investigam as relações existentes entre analogias, análise de discurso, análise da argumentação no Ensino de Química e trabalhos que desenvolvem a capacidade de leitura e escrita. Incluem ainda trabalhos que analisam a significação de palavras e expressões utilizadas no meio científico e em sala de aula.

  1. Materiais didáticos e Ensino de ciências/Química (MD):

Estudos de avaliação de materiais ou recursos didáticos no Ensino de Química, tais como textos de leitura, livros didáticos, materiais de laboratório, filmes, computador, jogos, brinquedos, mapas conceituais, entre outros. Trabalhos que propõem e/ou aplicam e avaliam novos materiais, kits experimentais, softwares ou outros recursos e meios instrucionais em situações de ensino formal ou extracurricular.

  1. Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino de ciências/química (TIC):

Metodologias de pesquisa baseada em design; pesquisas a respeito de planejamento, construção e avaliação de recursos e ambientes mediados por tecnologias para o Ensino de Química (materiais multimídia e hipermídia, recursos audiovisuais, tecnologias digitais); Ensino de Química a distância.