O processo de transposição didática pelo ChatGPT acerca dos modelos atômicos: inteligência artificial como professor do Ensino Médio

Autores

  • Caio Murilo dos Santos UNESP
  • Leonardo Augusto Natércio da Silva UNESP
  • Talita Bernardi Barboza UNESP
  • Gustavo Bizarria Gibin

Palavras-chave:

Ensino de Química, Tecnologias Digitais, Chatbot

Resumo

O presente trabalho objetiva investigar se a inteligência artificial (IA) ChatGPT é capaz de fazer o processo de transposição didática interna, ao se passar por um professor do Ensino Médio ensinando sobre os principais modelos atômicos para alunos do primeiro ano. O referencial teórico do estudo é a teoria de transposição didática de Chevallard. A pesquisa tem caráter qualitativo e os dados foram coletados por meio da captura de tela da interação com a IA. Trata-se de pesquisa exploratória, e na análise dos dados, inicialmente, foi feita uma comparação dos conceitos dados pelo ChatGPT com o livro didático Química Cidadã do 1º ano do Ensino Médio. Em seguida, analisou-se segundo o referencial se ocorreu o processo de transposição, visto que o chat foi orientado pelo usuário a se passar por um professor. Os resultados mostraram que a IA não é capaz de fazer o processo de transposição didática interna.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Trabalhos Completos