O processo de transposição didática pelo ChatGPT acerca dos modelos atômicos: inteligência artificial como professor do Ensino Médio
Palavras-chave:
Ensino de Química, Tecnologias Digitais, ChatbotResumo
O presente trabalho objetiva investigar se a inteligência artificial (IA) ChatGPT é capaz de fazer o processo de transposição didática interna, ao se passar por um professor do Ensino Médio ensinando sobre os principais modelos atômicos para alunos do primeiro ano. O referencial teórico do estudo é a teoria de transposição didática de Chevallard. A pesquisa tem caráter qualitativo e os dados foram coletados por meio da captura de tela da interação com a IA. Trata-se de pesquisa exploratória, e na análise dos dados, inicialmente, foi feita uma comparação dos conceitos dados pelo ChatGPT com o livro didático Química Cidadã do 1º ano do Ensino Médio. Em seguida, analisou-se segundo o referencial se ocorreu o processo de transposição, visto que o chat foi orientado pelo usuário a se passar por um professor. Os resultados mostraram que a IA não é capaz de fazer o processo de transposição didática interna.