Proposta de trabalho interdisciplinar em curso de formação continuada Ensino de Química EaD UFABC CAPES-UAB

Autores

  • ANDERSON ORZARI RIBEIRO UFABC

Palavras-chave:

Formação continuada, Ensino de Química, Interdisciplinaridade, EaD UAB CAPES

Resumo

Um curso de formação continuada em Ensino de Química precisa apresentar uma visão ampla, contextualizada e atual de conteúdos técnico-científico e didático-pedagógicos relacionados às ciências naturais. Também, deve proporcionar espaços para a reflexão sobre o ensino e a aprendizagem no ambiente escolar, promovendo atividades e diálogos onde os professores, em conjunto com seus colegas de profissão (ANDRÉ, 2012; SALVIANI, 2009).

Para alcançar estes objetivos, o curso de Especialização em Ensino de Química da UFABC foi estruturado com disciplinas temáticas e conteúdos interdisciplinares. Nas disciplinas, as aulas iniciais versam sobre a contextualização social, econômica e científica do tema norteador. Nas aulas intermediárias, são abordados conteúdos técnico-científico e didático-pedagógicos e, por fim, nas últimas aulas, são apresentadas atividades relacionadas à prática docente diária.

Downloads

Publicado

2023-12-29