Explorando Conceitos Químicos de Forma Lúdica
Aplicação do Jogo “Warehouse” no Ensino Médio Técnico em Química
Resumo
Este relato de experiência descreve a aplicação do jogo de tabuleiro "Warehouse", desenvolvida por discentes do curso de Licenciatura em Química do IFSP de Sertãozinho - SP, como parte de Práticas como Componente Curricular (PCC). O jogo teve como objetivo abordar os conceitos de manuseio, estocagem, tratamento e descarte de substâncias químicas, sendo aplicado a alunos do 1º ano do ensino médio técnico em Química do IFSP de Sertãozinho – SP. O relato detalha a metodologia, incluindo a participação de 20 alunos distribuídos em 5 grupos, bem como a interação entre os alunos e os facilitadores do jogo. Além disso, destaca-se a visita dos alunos ao almoxarifado do campus, proporcionando uma compreensão prática dos processos examinados. Os resultados provaram um maior engajamento dos alunos, que inspiraram interesse em aprender através do jogo, conectando teoria e prática.