Abordagem de Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) a partir de Atividades Práticas Experimentais

Autores

  • Fábio Luiz Seribeli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tupã, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6907-9218
  • Heloisa Torçani da Silva
  • Isabela Garcia
  • Jorge Baracat Neto

Resumo

Atividades Práticas Experimentais (APE) são fundamentais no Ensino de Química para abordagem de diferentes conteúdos curriculares, auxílio no processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos importantes na formação de cidadãos críticos e reflexivos em suas atitudes. Na perspectiva do uso da experimentação para tratar de temas atuais, cabe às instituições de ensino em suas respectivas esferas de autonomia e competências, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas, a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora.Tanto os princípios de química verde quanto conceitos relacionados à nanotecnologia podem ser caracterizados como Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), uma vez que proporcionam a contextualização de conceitos científicos, proporcionam o desenvolvimento dos alunos a partir do reconhecimento e aprendizado de temas relevantes, atravessando diferentes áreas do conhecimento. Nesse contexto, aproveitando propriedades amplamente conhecidas das nanopartículas de prata, constantes na literatura científica, como a eficácia antimicrobiana. O presente trabalho teve como objetivo a síntese verde de nanopartículas de prata e a análise da redução/inibição do crescimento microbiano, para breve abordagem dos temas química verde e nanotecnologia no Ensino Médio (EM).

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Publicado

2023-12-29