Autores
-
Samuel Vanique
Escola de Aplicação da USP/Programa Interunidades em Ensino de Ciências
-
Luna Santos
-
Agnaldo Arroio
Faculdade de Educação da USP
Palavras-chave:
Elementos Químicos, Instrumentos ópticos, Representações Pictóricas, Ensino de Ciências por Investigação, Tabela Periódica
Resumo
Esse trabalho tem como intuito apresentar algumas produções dos estudantes do Segundo Ano do Ensino Médio de uma escola pública em São Paulo durante o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa sobre a origem, aplicação e organização dos Elementos Químicos da Tabela Periódica. Para isso, iniciamos descrevendo brevemente os princípios teóricos-metodológicos sobre o Ensino de Ciências por Investigação, em seguida apresentamos a nossa Sequência de Ensino Investigativa produzida e, por fim, compartilhamos algumas produções realizadas pelos estudantes durante essa experiência. O intuito desse relato é discutir possibilidades de abordar temas como a transição do átomo clássico para o átomo quântico, a organização Periódica dos Elementos Químicos e os instrumentos científicos ópticos utilizados por astrônomos para construírem seus conhecimentos sobre a composição química estrelar.
Biografia do Autor
Samuel Vanique, Escola de Aplicação da USP/Programa Interunidades em Ensino de Ciências
Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade de São Paulo (2020) e cursa o mestrado em Ensino de Ciências pelo PIEC-USP sob orientação de Lucia Helena Sasseron. Atualmente é professor de Química da Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização Científica e Argumentação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências, Atividades Investigativas, Argumentação e Modelagem Científica.
Luna Santos
Graduanda em Química pelo Instituto de Química da USP e bolsista do PIBID na Escola de Aplicação da USP.
Agnaldo Arroio, Faculdade de Educação da USP
Possui graduação em Química pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Ciências (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2004), graduação em Bacharelado em Imagem e Som: Produção Audiovisual pela Universidade Federal de São Carlos (2004), Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005) e livre-docência em Ensino de Ciências pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor Associado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orienta e supervisiona mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação e Ensino de Ciências. Chair do IOSTE (2018-2020; 2020-2022) Representante da América do Sul no International Board IOSTE - International Organization for Science and Technology Education (2010-2012; 2012-2014; 2016-2018); Diretor de Educação - ABQ -Associação Brasileira de Química (2013-2015; 2015-2017), Diretor de Assuntos Internacionais - ABQ (2017-2019), Coordenador do Doutorado Interinstitucional Dinter - UFPI - FEUSP. Assessor da JICA (2013-2021). Presidente da Comissão de Cooperação Nacional e International (CCNint)- FEUSP. (Japan International Cooperation Agency). Tem experiência na área de Química, Comunicação e Educação, com ênfase em Comunicação Audiovisual no Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química e Media literacy. https://www.researchgate.net/profile/Agnaldo_Arroio e http://usp-br.academia.edu/AgnaldoArroio (Fonte: Currículo Lattes)