Interações Intermoleculares: abordagem com ênfase em princípios fundamentais do tema no Ensino Médio

Autores

  • Fábio Luiz Seribeli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tupã, SP, Brasil
  • Flavio Antonio Maximiano Universidade de São Paulo Instituto de Química (IQ-USP/Brasil) https://orcid.org/0000-0002-0776-1262

Resumo

O tema interações intermoleculares é de fundamental importância dentro do ensino de química, uma vez que a plena compreensão de muitos fenômenos físico-químicos e processos químicos são explicados através destas interações. O presente estudo teve como objetivo analisar a aplicação de um instrumento adaptado de pesquisas sobre o tema após a uma abordagem explorando conceitos e ideias essenciais à compreensão do tema. Os resultados demonstram que tal abordagem pode ajudar no processo de ensino e aprendizagem de conceitos importantes para o entendimento das interações intermoleculares, como exemplo: a diferenciação entre interações intermoleculares e ligações químicas, o reconhecimento da aditividade das interações, a aprendizagem do conceito de universalidade das interações dispersivas e uma melhor interpretação de fenômenos físico-químicos.  Os resultados também indicam que conceitos e ideias centrais, geralmente abordados em disciplinas introdutórias em nível de graduação, podem ser adaptados ao ensino médio proporcionando uma compreensão conceitual do tema mais coerente.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Trabalhos Completos