O ensino de química e a intersecção entre Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial para pessoas com deficiência visual.
Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos, educação especial, modalidades de ensino, ensino inclusivo, ensino de química, deficiência visual.Resumo
As atividades desenvolvidas na Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto, propiciadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, e sob a supervisão das professoras Joana de Jesus de Andrade e Marcia Adriana Magogo, são inseridas no contexto das modalidades da Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial. Cada modalidade de ensino apresenta suas próprias peculiaridades e isso influencia diretamente na escolha do método, nos materiais, e sobre o objetivo de ensino. Na experiência relatada neste trabalho, a intersecção dessas modalidades resulta em um grupo de alunos com demandas específicas para a efetividade do processo de ensino-aprendizagem e que, em nossa percepção, passa de forma significativa pelos recursos dialógicos e da utilização de materiais táteis.