Educação Química Ambiental das raízes às folhas

um levantamento bibliográfico utilizando a Árvore da Ciência

Autores

  • Carlos Sérgio Leonardo Júnior Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Carlos Henrique Aparecido Alves Moris Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Rafaela Valero Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Palavras-chave:

educação ambiental, química verde, levantamento bibliográfico, árvore da ciência

Resumo

A preservação da natureza é uma pauta presente na área da educação e ensino de química. Nesse contexto, realizamos um levantamento bibliográfico internacional sobre a Educação Química Ambiental, utilizando uma ferramenta estatística, a Árvore da Ciência. A ferramenta identifica as principais publicações baseada na análise de referências bibliográficas. A partir de 323 artigos, obtivemos uma árvore com 20 trabalhos na raiz, 20 trabalhos no tronco e 42 trabalhos nas folhas. A análise desses trabalhos permitiu sua classificação em três categorias: “implementação da Química Ambiental”; “concepções e fundamentos da Química Ambiental”; “experimentos adequados à Química Ambiental”. Concluímos que a maioria dos trabalhos focam nas aplicações da Química Ambiental e da Química Verde, buscando a implementação desses princípios na sala de aula ou em experimentos pensados a partir dos seus princípios. Tal tendência pode ser reflexo da influência da indústria química nas pesquisas sobre Educação Química Ambiental.

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Trabalhos Completos