Estágio Supervisionado: diálogo entre o processo de formação inicial e atuação profissional de alunos egressos do curso de Licenciatura em Química do CEUNES-UFES
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Formação de professores.Resumo
O presente trabalho está inserido no campo de estudos e pesquisas da Formação de Professores e tem o propósito de trazer contribuições às investigações sobre a formação de professores de química, a partir do estudo sobre as contribuições do estágio supervisionado para a formação e atuaçao do futuro licenciado. O objetivo principal da pesquisa foi analisar a percepção dos egressos do curso de Licenciatura em Química do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), localizado no município de São Mateus-ES, sobre as contribuições dos Estágios Supervisionados na formação inicial e a relação com a atuação profissional. Participaram do estudo 32 egressos do curso de Licenciatura em Química, no período compreendido entre os anos 2014 e 2020. As considerações acerca da pesquisa realizada demonstraram que os Estágios Supervisionados realizados na Educação Básica durante esse processo apresentaram grande relevância em sua atuação profissional, contribuindo de forma satisfatória, tanto no processo de formação inicial quanto em suas carreiras profissionais atuais.