Integração Curricular a partir de atividades práticas (aula de campo e experimentação): Ensino de Química e Matemática no contexto local
Resumo
Este artigo apresenta parte de uma sequência didática envolvendo aulas teóricas e práticas (experimentais e de campo), realizadas com estudantes da Educação Básica, sobre o ciclo da água no contexto local. As aulas sugeridas podem ocorrer em vários ambientes: sala de aula, laboratório científico e locais de interesse local, como as chamadas “caixas de água”(reservatório). Trata-se de atividades elaboradas no contexto da participação do Grupo de pesquisa colaborativa “Interdisciplinaridade e Ciência do Sistema Terra como Eixos para o Ensino Básico”, iniciadas no período da Pandemia de COVID-19, a partir de março de 2020, por duas professoras: uma de Química que atua na rede pública estadual, em Ribeirão Preto-SP e uma de Matemática e Ciências que atua na rede pública municipal, na cidade de Luís Antônio-SP . Com esta sequência de atividades, objetivamos desenvolver temas com os estudantes de forma coletiva, propondo conteúdos interdisciplinares que aprofundem o ensino de questões relevantes a partir de dados locais, de pesquisa, de aulas de grupo e da experimentação. Com as atividades de campo e experimentos, pretendemos desenvolver a observação, a análise e a reflexão sobre as transformações e temas referentes ao ciclo da água, como qualidade da água, usos e desperdício de recursos. E no pós atividades, os estudantes apresentarão os dados coletados, discutirão os resultados e farão inferências sobre a importância da água para a manutenção da vida no planeta. Acreditamos que essa metodologia contribuirá de forma significativa para a aprendizagem dos conteúdos propostos, como separação de misturas, transformações físicas e químicas, unidades e medidas de grandezas entre outros a partir de situações de pesquisa e investigação, tornando o processo educativo articulado, integrado e diversificado, auxiliando o desenvolvimento de uma consciência mais sustentável e reflexiva.