Integração Curricular a partir de atividades práticas (aula de campo e experimentação): Ensino de Química e Matemática no contexto local

Autores

  • Ana Rosa Souza SEE-SP
  • Alessandra Secretaria Municipal de Educação de Luís Antônio

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma sequência didática envolvendo aulas teóricas e práticas (experimentais e de campo), realizadas com  estudantes da Educação Básica, sobre o ciclo da água no contexto local. As aulas sugeridas podem ocorrer em vários ambientes: sala de aula,  laboratório científico e locais de interesse local, como as chamadas “caixas de água”(reservatório). Trata-se de atividades elaboradas no contexto da participação do Grupo de pesquisa colaborativa “Interdisciplinaridade e Ciência do Sistema Terra como Eixos para o Ensino Básico”, iniciadas no período da Pandemia de COVID-19, a partir de março de 2020, por duas professoras: uma de Química que atua na rede pública estadual, em Ribeirão Preto-SP e uma de Matemática e Ciências que atua na rede pública municipal, na cidade de Luís Antônio-SP . Com esta sequência de atividades, objetivamos desenvolver temas com os estudantes de forma coletiva, propondo conteúdos interdisciplinares que aprofundem o ensino de questões relevantes a partir de dados locais, de pesquisa, de aulas de grupo e da experimentação. Com as atividades de campo e experimentos, pretendemos desenvolver a observação, a análise e a reflexão sobre as transformações e temas referentes ao ciclo da água, como qualidade da água, usos e desperdício de recursos. E no pós atividades, os estudantes apresentarão os dados coletados, discutirão os resultados e farão inferências sobre a importância da água para a manutenção da vida no planeta. Acreditamos que essa metodologia contribuirá de forma significativa para a aprendizagem dos conteúdos propostos, como separação de misturas, transformações físicas e químicas, unidades e medidas de grandezas entre outros a partir de situações de pesquisa e investigação, tornando o processo educativo articulado, integrado e diversificado, auxiliando o desenvolvimento de uma consciência mais sustentável e reflexiva.

Biografia do Autor

Alessandra, Secretaria Municipal de Educação de Luís Antônio

Possui Doutorado em Ciências pelo IGE - UNICAMP (2019), Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2008), especializações em Educação Infantil, Direito Educacional, Genoma, Psicopedagogia e Gestão da Educação Municipal. Atuou como formadora do PNAIC pela UFSCAR (2014), tutora do curso Progestão (2007/2008) e como Diretora de Departamento de Educação no município de Luiz Antonio (2005/2008 - 2013/2016), e é professora efetiva de matemática na rede municipal deste mesmo município há 24 anos. Se dedicou a escrever artigos relacionados a sua dissertação de Mestrado e atualmente de sua Tese de Doutorado, além de participar de grupo de estudo de pesquisa colaborativa "Interdisciplinaridade em Ciências do Sistema Terra como Eixos para o Ensino Básico". 

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Relatos de Experiências