Elaboração e aplicação de uma sequência didática para o itinerário formativo “Equilíbrio e Movimento”
Palavras-chave:
Sequência didática, residência pedagógica, itinerário formativo, químicaResumo
O presente trabalho apresenta a elaboração e aplicação de uma sequência didática gerida por membros do programa de Residência Pedagógica (RP) do curso de licenciatura em Química para alunos do 2º ano do Ensino Médio, integrantes do itinerário formativo "Equilíbrio e Movimento" em uma escola estadual no município de São José dos Campos, SP. A proposta visou a contextualização dos conceitos químicos envolvidos no conteúdo programático, possibilitando o entendimento dos discentes e estabelecendo conexões entre a química e aspectos presentes em seu cotidiano, a partir da experimentação e metodologias ativas de ensino, visando torná-los mais dinâmicos e acessível, além de agregar valor à temática abordada. Os resultados obtidos, a partir de uma avaliação fornecida aos estudantes, caracterizaram a sequência didática como pertinente ao ensino químico, visto que mostrou-se como uma alternativa viável para despertar o interesse e promover a participação em sala de aula.