O “agro” em livros didáticos de Química (PNLD/2018)
Palavras-chave:
pedagogia histórico-crítica, Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), agricultura, agrotóxico, agroecologiaResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar os conteúdos referentes à temática do “agro” em três coleções de livros didáticos de química aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2018, com base no referencial teórico da pedagogia histórico-crítica. O referido corte de seleção deve-se ao fato de terem sido as três coleções mais vendidas, portanto, foram as mais disponíveis para uso nas escolas públicas do país. Foi empregada a análise de conteúdo, por meio da elaboração de critérios específicos para a avaliação dos livros, partindo-se do referencial teórico. Como resultado, observou-se que os termos relativos ao “agro”, mais presentes nos terceiros volumes, variam de coleção para coleção, sendo os mais frequentes “agrícola” e “agrotóxico”. Também foi possível inferir que há pouca ênfase a soluções coletivas para mitigar a crise ambiental mundial, nas obras analisadas.