Contribuições do estudo do currículo escolar durante a formação de professores de Química

Autores

  • Renan Vilela Bertolin UNESP
  • Andréia Francisco Afonso Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Química, Licenciatura, Currículo

Resumo

O currículo escolar pode ser compreendido de diferentes formas, entretanto, seja qual for o sentido atribuído ao documento, é preciso vê-lo como “[..] uma práxis antes que um objeto estático emanado de um modelo coerente de pensar a educação ou as aprendizagens necessárias [...]” (SACRISTÁN, 2017, p. 15). Esse modelo de pensar pode direcionar o processo de ensino e de aprendizagem, de acordo com a Teoria do Currículo (SANTOS; MELO; LIMA, 2020) escolhida para a sua elaboração, assim como das políticas públicas que guiam essa ação. Nesse contexto, o desenvolvimento do saber curricular (TARDIF, 2014) durante o processo de formação inicial de professores é fundamental, uma vez que são os docentes que colocam o currículo em ação no cotidiano das escolas. Além disso, segundo Lopes e Macedo (2011, p. 26), “[...] a construção curricular é um processo do qual professores, e mesmo alunos, podem ou devem participar em diferentes momentos”. Diante dessa importância, o objetivo da pesquisa realizada foi identificar as contribuições do estudo do currículo escolar para um grupo de licenciandos em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Downloads

Publicado

2023-12-29