Contribuições do estudo do currículo escolar durante a formação de professores de Química
Palavras-chave:
Química, Licenciatura, CurrículoResumo
O currículo escolar pode ser compreendido de diferentes formas, entretanto, seja qual for o sentido atribuído ao documento, é preciso vê-lo como “[..] uma práxis antes que um objeto estático emanado de um modelo coerente de pensar a educação ou as aprendizagens necessárias [...]” (SACRISTÁN, 2017, p. 15). Esse modelo de pensar pode direcionar o processo de ensino e de aprendizagem, de acordo com a Teoria do Currículo (SANTOS; MELO; LIMA, 2020) escolhida para a sua elaboração, assim como das políticas públicas que guiam essa ação. Nesse contexto, o desenvolvimento do saber curricular (TARDIF, 2014) durante o processo de formação inicial de professores é fundamental, uma vez que são os docentes que colocam o currículo em ação no cotidiano das escolas. Além disso, segundo Lopes e Macedo (2011, p. 26), “[...] a construção curricular é um processo do qual professores, e mesmo alunos, podem ou devem participar em diferentes momentos”. Diante dessa importância, o objetivo da pesquisa realizada foi identificar as contribuições do estudo do currículo escolar para um grupo de licenciandos em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).