Utilização de indicadores naturais de pH a base de plantas: uma abordagem investigativa

Autores

  • Pedro Henrique Campos de Souza IFSP
  • Matheus Damião Machado torres
  • Andreia Santos Liu
  • Maria do Carmo de Castro

Palavras-chave:

Ensino por investigação, pH, Indicadores naturais

Resumo

Neste trabalho, foi realizada no âmbito do PIBID uma atividade experimental com estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual localizada no munícipio de São José dos Campos, objetivando-se estudar a acidez e basicidade de soluções utilizadas no cotidiano dos estudantes, a partir do uso de indicadores naturais extraídos de feijão e de hibisco. A proposta buscou envolver os estudantes em uma proposta investigativa, onde puderam analisar e compreender as mudanças no pH de soluções utilizando os indicadores naturais. A atividade foi conduzida de modo que os alunos foram incentivados a observar, registrar e analisar os resultados obtidos, possibilitando uma aprendizagem mais significativa, a fim de compreenderem os conceitos teóricos de pH e suas relações com os indicadores naturais utilizados.

 

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Relatos de Experiências