Histórias em Quadrinhos: uma abordagem lúdica para retratar a temática ambiental

Autores

  • Lara Netto de Almeida IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus SJC
  • Lucas Felix Vieira
  • Lucas Diniz Araujo
  • Andrea Santos Liu

Palavras-chave:

ensino de química, educação ambiental, histórias em quadrinhos, ludicidade

Resumo

A forma convencional de abordagem pedagógica no Ensino de Química enfatiza a memorização de fórmulas e conteúdos desvinculados da realidade, resultando em uma disciplina complexa e pouco atrativa para os estudantes da Educação Básica, o que acaba desestimulando o interesse por essa Ciência. Neste contexto, a inserção de Histórias em Quadrinhos (HQs) e experimentos de baixo custo como estratégias pedagógicas, oportuniza retratar conceitos químicos de maneira mais amigável e dinâmica, principalmente quando estão relacionados a temas transversais presentes no cotidiano. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar a aplicabilidade de materiais lúdicos no Ensino de Química associando-se à temática ambiental, por meio de uma ação exitosa realizada no âmbito do Projeto de extensão intitulado Quimicando, que foi desenvolvida com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual, localizada no município de São José dos Campos/SP.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Relatos de Experiências