Análise da BNCC e do “Currículo em Ação” na área de Ciências da Natureza

Autores

  • Mikael Vitor Rodrigues de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Elaine Pavini Cintra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolgia de São Paulo

Palavras-chave:

Currículo Paulista, Habilidades, Novo Ensino Médio

Resumo

O novo ensino médio, aprovado em 2018, começou a ser implementado no Estado de São Paulo em 2021, e este trabalho tem o objetivo de analisar, por meio de um estudo documental qualitativo, as habilidades de Ciências da Natureza presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no material didático Currículo em Ação de química 2022, disponibilizados pelo Governo do estado de São Paulo. Utilizou-se a Taxonomia Revisada de Bloom para avaliar e classificar as demandas cognitivas e a dimensão do conhecimento das habilidades presentes nesses documentos. Foi realizado um estudo comparativo entre as habilidades propostas na BNCC e no Currículo Estadual Paulista com o conteúdo apresentado no material didático de 2022. Foi observado uma dissonância quantitativa entre o que está previsto nos documentos normativos e o que está presente nos materiais didáticos.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Trabalhos Completos