Sentidos atribuídos à Experimentação pelo olhar de pós-graduandos em Ensino de Ciências

Autores

  • Gabriel Vitoriano Braga Universidade de São Paulo
  • Daisy de Brito Rezende

Palavras-chave:

ensino de ciências, experimentação, representação social, abordagem estrutural

Resumo

Este estudo investigou a representação social de 21 pós-graduandos do Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo sobre “experimentação”. A abordagem estruturalista da Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, foi utilizada como aporte teórico-metodológico. Utilizou-se o questionário combinado à técnica de associação livre de palavras como instrumento de coleta de informações. Utilizaram-se três métodos para a análise destas informações: de Vergès, de similitude e de conteúdo. Dos resultados, foi evidenciado que a representação social destes pós-graduandos sobre experimentação é calcada no termo “investigação”, entendido como um meio para se desenvolver atividades experimentais para atingir um objetivo pedagógico delimitado. Este termo, que compõe o núcleo central desta RS, relaciona-se a outros dois termos, presentes na primeira periferia desta representação, “laboratório” e “experimento”. Este local e a modalidade de atividade, respectivamente, foram mais citados em associação a investigação, embora outros termos também tenham sido evocados, com menor saliência.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Trabalhos Completos