Processo de construção do Modelo Metodológico de Aikenhead por um grupo de professores, visando a elaboração de atividade de ensino CTSA
Palavras-chave:
sequência de ensino, abordagem CTSA, ensino de químicaResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar o processo de produção de atividades de ensino CTSA (que relacionem conteúdos Científicos [C], Tecnológicos [T], Sociais [S] e Ambientais [A]), realizado por um grupo de professores participante do PRO - processo de reflexão orientada. Os professores utilizam como norteador o modelo metodológico (MMA) proposto por Aikenhead (1994), iniciando a sequência por uma situação problema (SP), que emerge de um tema S ou A e que necessite de conhecimentos T e C para ser compreendida e solucionada No processo, os professores participantes: 1. Definem o tema da sequência, 2. Elaboram um esquema em formato de espinha de peixe , considerando todos os conteúdos CTSA que pretendem ensinar, 3. Elaboram a SP para o tema e, 4. Organizam o MMA, a partir das ideias da espinha e da SP. Cada uma dessas etapas conta com uma construção individual e um consenso durante as reuniões do PRO visando a produção de uma construção coletiva, que atenda aos participantes. . A elaboração individual, para posterior reflexão e construção de consenso, em todas as etapas, tem se mostrado fundamental na formação dos professores participantes. Consideramos que a produção autoral de atividades de ensino CTSA no PRO em grupos de até 3 professores é uma estratégia formativa que possibilita a cada professor refletir sobre as próprias ideias e sobre as ideias de seus parceiros, aprofundando a compreensão sobre essa abordagem.