Notícias de Acidentes Químicos: Explorando a Química por meio de Exemplos do Mundo Real
Palavras-chave:
ensino de química, interdisciplinaridade, experimentação, TICs, dirigível hindenburgResumo
O presente trabalho apresenta uma ação, realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), utilizando-se uma notícia sobre acidente químico, onde foi possível retratar de forma interdisciplinar conceitos de química, matemática, física, história e interpretação de texto. Ademais, a ação envolveu experimentos de baixo custo, e foi desenvolvida com estudantes do segundo ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual de São José dos Campos - SP. Os resultados obtidos revelaram que a abordagem pedagógica empregada constitui uma ferramenta valiosa e efetiva para o ensino de Química, que contribuiu para despertar nos discentes uma notável curiosidade e interesse acerca do tema abordado. Tal evidência corrobora a relevância dessa abordagem no processo educacional, proporcionando uma compreensão mais abrangente e envolvente dos conteúdos de Química.