Histórias em Quadrinhos: possibilidade de discussões de temas ambientais na formação inicial de professores
Palavras-chave:
HQs, Ensino de Química, Formação de professoresResumo
Nesse trabalho foi investigada a utilização das Histórias em Quadrinhos (HQs) para uso como material pedagógico para a formação de professores no ensino de Química. Dessa forma, foi produzida uma HQ relatando os problemas associados à acidificação dos oceanos, que foi aplicada e discutida em uma aula de Química Geral para uma turma do 1º ano de Licenciatura em Química. Posteriormente, os licenciandos responderam a um questionário acerca do uso prévio de HQ em suas trajetórias escolares. Ressaltou-se que poucos tiveram esse recurso pedagógico e todos os envolvidos afirmaram que com uma abordagem mais lúdica, o processo de aprendizagem pode ser mais prazeroso, além de que afirmaram que utilizarão em suas futuras aulas Portanto, pode ser inferido que a aplicação das HQs junto com os alunos de licenciatura foi bem sucedida, além de proporcionar uma discussão sobre a temática ambiental.