Proposta de uma sequência didática para abordagem da Eletronegatividade no Ensino Superior

Autores

  • Joana Souza Oliveira Galavotti Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Luís Felipe Bricks Bim Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Marco Aurélio Cebim Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

Ensino, Eletronegatividade, Modelo

Resumo

A eletronegatividade é uma propriedade de ligação química e é definida como a capacidade que um átomo tem de atrair a densidade eletrônica e, consequentemente, polarizar a ligação química. Essa propriedade auxilia o entendimento da polaridade de moléculas e permite predizer o comportamento iônico e covalente de ligações químicas.

A primeira escala de eletronegatividade surgiu em 1932 por Linus Pauling, seguida por outras como a de Robert Mulliken (1934), Albert Allred e Eugene Rochow (1958) e Leland Allen (1989). Por meio de levantamento bibliográfico nota-se que a eletronegatividade é um tema pouco explorado na área de Ensino em Química, sendo tratado, geralmente, de forma a-histórica e descontextualizada em livros didáticos do ensino médio e superior.

Dessa forma, uma sequência didática (SD) sobre eletronegatividade foi elaborada para o Ensino Superior com o intuito de contribuir com a área de ensino em Química a partir de uma abordagem histórica utilizando o Ensino Fundamentado em Modelagem (EFM).

Downloads

Publicado

2023-12-29