O Ensino da Teoria do Orbital Molecular em moléculas diatômicas: uma proposta para o Ensino Superior
Palavras-chave:
Ensino de Química, Teoria do Orbital Molecular, ModeloResumo
Com surgimento no final da década de 1920, a Teoria do Orbital Molecular (TOM) constitui um modelo científico de ligação química que prevê a estabilidade e o comportamento magnético de moléculas e discute fenômenos de estado excitado com base na distribuição dos elétrons em orbitais moleculares. Por levantamento bibliográfico nota-se que a TOM é pouco explorada na literatura da área de Ensino em Química. Considerando o planejamento didático-pedagógico, o trabalho objetiva analisar as contribuições de uma Unidade Didática Multiestratégica (UDM) sobre a TOM voltada a graduação em Química.
Como abordagem metodológica é utilizado o Ensino Fundamentado em Modelagem (EFM) a fim de estimular ações de criação, reformulação e avaliação de modelos. Os dados produzidos pelos estudantes ao longo da intervenção educativa serão estudados por meio da análise de conteúdo de Laurence Bardin.