Saberes e aprendizagens de professores de química de Barretos diante do desafio do ensino remoto emergencial na pandemia.
Palavras-chave:
pandemia, formação continuada, saberes docentesResumo
O ano de 2020 foi um marco para o mundo devido ao enfrentamento da Pandemia do Covid-19 (Coronavírus Disease 2019) ou Sars-Cov-2, agente da síndrome respiratória aguda grave. Entre os principais fatores para tentar não disseminar o vírus está o distanciamento social, além do uso contínuo de máscaras, álcool em gel e outras medidas tomadas em vários setores, inclusive à educação. Em 2020, esta teve que encontrar soluções para adaptar o ensino presencial ao ensino remoto emergencial (ERE), durante o meio do ano letivo escolar. Os professores precisaram aprender a lidar com tecnologias digitais e repensar a organização, planejamento e alternativas capazes de garantir o processo ensino-aprendizagem mesmo no modelo de ERE. Esta pesquisa tem por objetivo investigar e refletir sobre as aprendizagens decorrentes da necessidade da realização do ERE, iniciada em 2020 e as opções didáticas adotadas por professores de Barretos. Pretende-se caracterizar as práticas docentes em termos de organização, adaptações de currículo, interação professor-professor, professor-aluno, motivadas pela necessidade de enfrentamento da pandemia, reconhecer os princípios de aprendizagem e compreender o ensino remoto emergencial. A fundamentação teórica se apoiará nos saberes obtidos pelos docentes e na perspectiva histórico-cultural e na teoria da atividade orientadora. A metodologia de pesquisa será de natureza qualitativa, envolvendo pesquisa documental e análise de narrativas. Os dados serão obtidos por meio da realização de entrevistas. Este trabalho contribuirá para a elaboração de uma oficina digital com propostas de atividades com o intuito de colaborar para a formação continuada e inicial de docentes de química.