Sequência de Ensino e Aprendizagem e o conceito de alotropia: o que revelam as respostas dos estudantes?

Autores

  • Sérgio Francisco Tsembane Universidade Federal de Alfenas
  • Keila Bossolani Kiill
  • Mariana da Silva Ribeiro

Palavras-chave:

Sequência de ensino e aprendizagem., Ensino de Química.

Resumo

As Sequências de Ensino e Aprendizagem (SEA) consistem em um conjunto de atividades para auxiliar na compreensão do conhecimento científico escolar e planejar o ensino, de modo a potencializar as diversas estratégias didáticas dentro de uma rede interligada de ações (MEHÉUT e PSILLOS, 2004). O presente trabalho consistiu na planificação, desenvolvimento e implementação de uma SEA que foi elaborada com o intuito de melhorar a compreensão do conteúdo de alotropia do carbono dos estudantes do curso de Licenciatura em Ensino de Química da Universidade Save, em Moçambique. De uma forma genérica, a pesquisa consistiu em cinco etapas: a. questionário inicial para conhecer o nível de compreensão do conceito alotropia; b. implementação das atividades da SEA em uma foi a construção de modelos de origamis e a outra; c. a comparação com o software echalk; d. debate sobre a composição, o arranjo estrutural, os tipos de ligações entre os átomos de carbono dos alótropos; e e. questionário final com o intuito de verificar o nível de mudança cognitiva nos estudantes.

Downloads

Publicado

2023-12-29