As expectativas dos formandos da licenciatura em Química e o impactos da pandemia em sua formação

Autores

  • Ingrid Domene Eugenio Unesp - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Câmpus de Presidente Prudente
  • Gustavo Bizarria Gibin
  • Amanda Carolina Gimenes Carvalho Gomes

Palavras-chave:

: Formação de professores, Ensino de Química, Estágio supervisionado

Resumo

A licenciatura em Química enfrenta nos últimos anos dificuldades em sua atratividade e permanência dos alunos. Esse estudo elencou as expectativas de futuros professores e analisou como o estágio supervisionado e outros aspectos do curso de licenciatura impactaram em sua formação e interesse na docência durante a pandemia. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e após a coleta de dados, analisou-se os resultados através da análise de conteúdo de Bardin. O estágio supervisionado é um marco importante, devido a pandemia, todos os licenciandos concordam que realizá-lo de maneira on-line (ou parcialmente) não contribui para a formação profissional. Ainda, eles reclamam quanto a falta de informações técnicas da profissão, como salário e plano de carreira, deixadas de lado em prol de disciplinas específicas. É necessário tornar os cursos de Química atrativos, proporcionar a permanência, valorizar as disciplinas pedagógicas e estabelecer diálogos entre o estágio supervisionado e as teorias aprendidas de forma efetiva.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Trabalhos Completos