A utilização da Ferramenta Computacional Scratch para o Ensino de Propriedades Coligativas para alunos com TEA
Palavras-chave:
Quimica, Propriedades Coligativas, TEA, Scratch, InclusãoResumo
A Inclusão de alunos com Transtornos do Espectro Autista (TEA) visa defender e lutar pelo direito declarado de educação a todos os cidadãos, respeitando suas especificidades e necessidades, tornando possível o desenvolvimento de suas potencialidades, competências e atuação de seus direitos como cidadãos. Desta forma o presente projeto visa desenvolver um material lúdico utilizando a plataforma Scratch para o ensino de propriedades coligativas, na disciplina de Química. Os cenários utilizados para seu desenvolvimento foram elaborados em programa gráfico, exportados e animados na plataforma Scratch através da programação em blocos. Conta com uma análise condicional de variáveis para análise das respostas do usuário, adaptações inclusivas para alunos com TEA, áudios e textos explicativos, além da participação de uma aluna com TEA, que adapta os conteúdos para alunos com esta necessidade específica. Desta forma o trabalho é promissor, pois promove a inclusão escolar.