A utilização da Ferramenta Computacional Scratch para o Ensino de Propriedades Coligativas para alunos com TEA

Autores

  • Ricardo Henrique dos Reis Nascimento IFSP-Jacareí
  • Bianca Estrela Montemor Abdalla França Camargo IFSP - Jacareí
  • Alexssandro Ferreira da Silva IFSP - Jacareí
  • Ana Paula Kawabe de Lima Ferreira IFSP - Jacareí
  • Sérgio Eduardo Bernardo Lutzer IFSP - Jacareí

Palavras-chave:

Quimica, Propriedades Coligativas, TEA, Scratch, Inclusão

Resumo

A Inclusão de alunos com Transtornos do Espectro Autista (TEA) visa defender e lutar pelo direito declarado de educação a todos os cidadãos, respeitando suas especificidades e necessidades, tornando possível o desenvolvimento de suas potencialidades, competências e atuação de seus direitos como cidadãos. Desta forma o presente projeto visa desenvolver um material lúdico utilizando a plataforma Scratch para o ensino de propriedades coligativas, na disciplina de Química. Os cenários utilizados para seu desenvolvimento foram elaborados em programa gráfico, exportados e animados na plataforma Scratch através da programação em blocos. Conta com uma análise condicional de variáveis para análise das respostas do usuário, adaptações inclusivas para alunos com TEA, áudios e textos explicativos, além da participação de uma aluna com TEA, que adapta os conteúdos para alunos com esta necessidade específica. Desta forma o trabalho é promissor, pois promove a inclusão escolar.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Relatos de Experiências