Tratamento dos conceitos iniciais em Química Orgânica no ensino superior: Um estudo a partir de mapas conceituais

Autores

  • Gabrielle Picucci USP
  • Ana Claudia Kasseboehmer

Palavras-chave:

conceitos., analogias, representações, química, educação

Resumo

Ausubel propõe que a aprendizagem ocorra por meio da incorporação de novos conceitos a partir de conceitos pré-existentes, criando uma hierarquia conceitual na mente do estudante. Pensando nisso, pode-se entender que analogias fazem uma ponte entre o conceito já fixado na mente do aluno com o novo aprendizado, utilizando um assunto do cotidiano do estudante ou representações visuais, como mapas, tabelas, figuras, etc. O presente trabalho aborda um estudo sobre as representações visuais e o uso de analogias em livros didáticos de química orgânica do ensino superior, observando a estrutura conceitual abordada e onde e como as analogias e representações são encontradas. Como resultado os principais conceitos da química orgânica considerados em estudos anteriores, são encontrados nos capítulos iniciais dos livros, de forma que as analogias e as representações servem como suporte para minimizar a defasagem conceitual presente em muitos cursos de química, pois servem como suporte para o desenvolvimento cognitivo do aluno. Assim, se torna necessário trazer analogias mais próximas da realidade do estudante, e proporcionar representações mais acessíveis, como estruturas tridimensionais, para que o livro didático seja um suporte maior durante as aulas.

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Trabalhos Completos