Análise das formas de mediação da atividade na produção de uma animação quadro-a-quadro.
Palavras-chave:
Animação, Aprendizagem Expansiva, Atividade criativa, Mediação, Modelos de representação, Teoria da AtividadeResumo
Este trabalho foi desenvolvido sob a perspectiva sociocultural e tem como objetivo analisar a produção criativa dos estudantes no desenvolvimento de uma atividade de ensino. A Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC) fornece as ferramentas necessárias para explicar aspectos sociais da relação, mediada por instrumentos, entre sujeito e objeto. A pesquisa ocorreu a partir da adaptação e reelaboração de uma sequência didática sobre modelos de partículas e suas representações, na qual o estudante joga um papel importante na construção e consolidação de regras e convenções dos conteúdos científicos. Os dados foram coletados em uma escola técnica da rede pública do estado de São Paulo e contou com a participação de dois professores e quarenta estudantes. Nos resultados da pesquisa, identificamos como a atividade criativa de produção de modelos explicativos sobre o mundo das partículas foi mediada por instrumentos, regras e divisão de trabalho.