Materiais de ensino na perspectiva CTSA para o ensino de Química – elementos organizadores para a sua construção

Autores

  • Maria Eunice Ribeiro Marcondes USP
  • Terezinha USP
  • Luciane USP
  • Fabio USP

Palavras-chave:

elaboração de materiais instrucionais, ensino de química, abordagem CTSA

Resumo

O ensino de Química numa abordagem CTSA (ciência, tecnologia, sociedade, ambiente) vem sendo defendido entre pesquisadores e professores. Sua aplicação em sala de aula requer materiais de ensino com características próprias, pois, além de conceitos científicos, devem ser abordadas as relações entre a ciência e a sociedade. Neste trabalho, são apresentados elementos que contribuem na organização de sequências de ensino com essa abordagem, e é discutida a aplicação desses elementos em materiais autorais, construídos por professores de química do ensino médio. Foram considerados como elementos organizadores: o tema e situação problema, o diagrama de conteúdos CTSA, o modelo metodológico de Aikenhead e as habilidades de pensamento demandadas por questões propostas pelo docente. São apresentados os elementos elaborados por uma professora e por um grupo de três docentes, que participaram de ações formativas oferecidas por nós. Os resultados mostram que tais elementos contribuíram significativamente no planejamento dos materiais instrucionais construídos por esses professores.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Trabalhos Completos