Levantamento e análise dos trabalhos que abordam a Formação de Professores e Pierre Bourdieu em artigos indexados na plataforma Eric

Autores

  • JOÃO HENRIQUE ALVES GRAVA MOLINA IQSC - USP
  • Ana Cláudia Kasseboehmer USP - IQSC

Palavras-chave:

Bourdieu, Formação de Professores, Plataforma ERIC

Resumo

Os termos “Bourdieu” e “Formação de Professores”/”Training Teachers” têm importância para a área de educação, pois é interessante que os futuros professores desenvolvam, desde sua formação inicial, uma postura crítica, onde possam aprimorar seus conhecimentos sobre a influência do capital na educação, melhorando suas posturas junto aos estudantes quando estiverem desenvolvendo a docência e em outras situações de convívio social. Dentro destas teorias e estudos, destaca-se a de Pierre Bourdieu com seus conceitos de habitus, de campo e de capital. Seguindo este raciocínio, o presente trabalho tem como objetivo levantar e analisar os artigos indexados na plataforma Eric, base de dados norte americana de educação, endereço eletrônico: eric.ed.gov, que continham as palavras “Bourdieu” e “Training Teachers” ou “Formação de Professores" no título, palavras-chave ou resumo. As etapas de análise foram adaptadas do trabalho de Megid Neto (1991): 1) Leitura dos artigos identificados; 2) Organização dos dados quanto ao ano de publicação, país dos pesquisadores responsáveis e foco temático da pesquisa.

Downloads

Publicado

2023-12-29