Alfabetização midiática e informacional no Ensino de Química: uma revisão sistemática na literatura
Palavras-chave:
alfabetização midiática, ensino de química, ensino de ciênciasResumo
A presença da comunicação digital no cotidiano escolar demanda uma educação que ocupe o lugar de crítica e mediação diante dos discursos circundantes. Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma revisão sistemática de trabalhos entre os anos de 2016 a 2023 utilizando busca através dos mecanismos de pesquisas avançadas, com o intuito de nos aproximarmos o máximo possível dos conceitos pesquisados. Verificou-se quase não haver trabalhos direcionados para estudo da Química e a maior parte foi produzida a partir de 2020, ano que iniciou a pandemia de COVID no Brasil. Pode-se inferir que o momento crítico que vivemos de desinformação, juntamente com a necessidade de nos adaptarmos com aulas remotas emergenciais e o aumento do uso das mídias, favoreceram a percepção da necessidade da alfabetização midiática e científica (AMC). Portanto, uma educação que recorra a AMC é primordial para a formação de indivíduos críticos e participativos na comunidade que vivem.