O Processo de Reflexão Orientada na formação inicial de licenciandos em Química
Palavras-chave:
Processo de Reflexão Orientada, Ensino de Química, Formação inicial, aprendizagem docenteResumo
Neste trabalho apresentamos resultados de uma investigação em que analisamos as implicações de uma atividade desenvolvida em uma disciplina planejada a partir dos pressupostos do PRO na formação inicial de licenciandos em Química. Para tal, analisamos as manifestações de licenciandos relacionadas ao planejamento, à execução e à autoscopia de seus microensinos, a qual foi guiada por um questionário e uma entrevista complementar. Os dados foram organizados e analisados seguindo os pressupostos da análise de conteúdo, sendo decompostos em unidades de análise, codificados, e em seguida, relacionados aos contextos do PRO. Mediante as análises, constatamos que os contextos do PRO foram amplamente articulados pelos licenciandos, promovendo diversos momentos de reflexão auxiliados e orientados pela professora-formadora, possibilitando a percepção do seu conhecimento docente, principalmente quando refletem sobre as suas próprias experiências.