Renovando o olhar para o mundo Químico

microfotografia na perspectiva ArteCiência

Autores

  • Thiago Cavassani Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Igor Leandro Godoy de Abreu da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Catanduva

Resumo

A tradicional abordagem positivista do conhecimento promoveu uma segmentação e hierarquização de saberes que se reflete amplamente nas formas de organização da rotina escolar. Nessa perspectiva, ocorre uma apresentação fragmentada dos conhecimentos, comprometendo a necessária interconexão entre as diferentes áreas do saber e as relações mútuas entre os conteúdos presentes no currículo. A relação entre Arte e Ciência muitas vezes é suprimida ou até mesmo apresentada como formas de organização epistemologicamente incompatíveis, ignorando as interações recíprocas historicamente evidentes nesses campos.

Mais recentemente, tem sido observado um esforço de pesquisadores e educadores para a reaproximação desses campos do conhecimento humano, favorecendo atividades que valorizam a perspectiva interdisciplinar e promovem um diálogo frutífero entre Arte e Ciência, tanto para a aprendizagem científica quanto para a formação de professores. Nessa reaproximação, é possível constatar que a experiência estética contribui para a aprendizagem de conceitos científicos, aprimorando o desenvolvimento de habilidades necessárias à sociedade atual, como a capacidade criativa para encontrar soluções inovadoras para problemas, a perspectiva crítica e colaborativa de interação e, consequentemente, a potencial melhoria do processo de ensino e aprendizagem das ciências. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é discutir a experiência de uma produção estética que transcende as fronteiras entre a Arte e a Ciência na formação de professores de Química.

Utilizamos neste trabalho a abordagem da Ciência informando a Arte para a transformação e contemplação estética do mundo microscópio. Assim, imagens obtidas por técnicas derivadas da investigação cientifica são reprocessadas pela intervenção artística, produzindo uma obra contemplável e proporcionando uma nova experiencia estética. Percorreu-se a seguinte sequência metodológica: i) Pesquisa de Banco de dados de microfotografias químicas ii) Seleção das imagens considerando a relevância química iii) Produção e apresentação da intervenção artística iv) Avaliação da experiência e da relação ArteCiência. Após selecionadas, as imagens foram recriadas artisticamente com a técnica PixelArt, estilo ‘fantástico’ com a manutenção de elementos originais para a produção de um novo conceito visual. Um blog foi produzido para apresentar as recriações e discutir os elementos científicos concernentes a cada imagem, além da visão do artista sobre cada obra e o link para a microfotografia original. As recriações foram apresentadas em um vernissage para professores e estudantes e as impressões dos participantes foram coletadas por entrevistas. Os resultados indicam que os participantes compreendem a importância da relação Arte-Ciência e que a reinterpretação artística de conceitos científicos pode auxiliar o estudante a entender diferentes conteúdos químicos. Os entrevistados destacaram também possíveis dificuldades em utilizar esta abordagem na rotina do ensino de determinados conceitos químicos.

Em conclusão, apontamos que a abordagem da ArteCiência representa potencial positivo para a ressignificação do conhecimento científico, como também para alargar os horizontes da formação docente em química. A inserção de experiências interrelacionando ArtCiência necessita ser incentivada e inserida efetivamente nos cursos de formação de professores.

Biografia do Autor

Igor Leandro Godoy de Abreu da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Catanduva

Licenciando em Química

Downloads

Publicado

2023-12-29