A leitura como proposta didática no ensino de Química: Um levantamento bibliográfico na Química Nova na Escola (QNEsc) – 1995-2022

Autores

  • Éverton da Paz Santos Escola Senai Luiz Pagliato
  • Marlene Rios Melo Universidade Federal de Rio Grande
  • João Batista Santos Júnior Universidade Federal de São Carlos - UFSCar campus Sorocaba
  • Giovanni Miraveti Carriello Universidade Federal de São Carlos - UFSCar campus Sorocaba
  • Ingrid Marques Notare Rodrigues Escola Estadual Antônio Vieira Campos - Sorocaba -SP.

Palavras-chave:

Leitura, Ensino de Química, QNEsc

Resumo

Especificamente neste trabalho, realizamos leituras de resumos de artigos publicados na Revista Química Nova na Escola, com o objetivo de compreender as formas de mediação de leitura utilizadas pelos autores que publicam na Revista QNEsc. Utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (1995), pois permite o leitor inferir e interpretar sobre outra realidade expressa, além da mensagem expressas no conteúdo e conta com três etapas de análise, as quais pode-se destacar: pré-análise, inferência e interpretação.

Downloads

Publicado

2023-12-29