Pesquisas na formação inicial e continuada de professores:

o conhecimento pedagógico do conteúdo nos anais do EPPEQ

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, PCK, Ensino de Química

Resumo

O conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) tem se destacado dentro dos referenciais de formação de professores e as investigações que levam em conta este referencial teórico têm aumentado desde a proposição do conceito na década de 80. O presente trabalho investigou as pesquisas que levam em conta o PCK nas últimas cinco edições do EPPEQ (2013, 2015, 2017, 2019 e 2021). Observou-se maior tendência de estudos qualitativos, sendo os principais instrumentos de coleta de dados nessas pesquisas: as entrevistas semiestruturadas, registro audiovisual e questionários do tipo CoRe. Destaca-se também, como principal público investigado, os professores em serviço. Assim, o EPPEQ mostra-se como um importante campo para a divulgação e reflexão das pesquisas realizadas acerca da formação de professores de química.

Biografia do Autor

Solange Locatelli, Universidade Federal do ABC

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. Formada em Química e Pedagogia. Experiência na docência e na formação de professores. Desde 2016, é professora adjunta na Universidade Federal do ABC. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática (PEHCM) (2021-2022), vice-coordenadora (2019-2020), onde orienta mestrado e doutorado. 

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Trabalhos Completos