Experimentação Investigativa e Contextualizada Frente aos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio: Um Relato de Experiência

Autores

  • Luiza Silva Machado Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE/UNESP)
  • Jackson Góis da Silva

Palavras-chave:

Experimentação, Investigação, Contextualização, Química

Resumo

Estudar química proporciona ao indivíduo o desenvolvimento de uma visão crítica acerca do mundo em que se vive, tornando-se possível analisar, compreender e utilizar de conhecimentos científicos em situações do cotidiano (CARDOSO; COLINVAUX, 2000), sendo este, portanto, um dos principais objetivos da disciplina no ensino regular básico. Inúmeras metodologias podem ser aplicadas para o ensino efetivo e significativo de química, entre elas, destacam-se a contextualização e experimentação investigativa. Entretanto, existem desafios para o emprego de tais procedimentos, como a problemática do Novo Ensino Médio e a carência de materiais nas escolas públicas do Estado de São Paulo. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de uma aluna de graduação em química, participante do projeto Residência Pedagógica em Química, durante a aplicação de tais metodologias, sendo possível observar seus impactos na motivação dos estudantes e as dificuldades na prática docente quanto aos desafios evidenciados.

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Relatos de Experiências