“Entre a ausência e a ingenuidade”
o caso do da abordagem da controvérsia que culminou na invenção da pilha nos livros didáticos de Física
Palavras-chave:
Pilha, controvérsia, materiais didáticos, ensino de físicaResumo
Este estudo realiza uma análise detalhada de como a controvérsia entre Alessandro Volta e Luigi Galvani, relacionada à existência da eletricidade animal e que culminou no desenvolvimento da pilha, durante a transição do século XVIII para o século XIX, é abordada nos livros didáticos de física. Além disso, promovemos uma discussão sobre os eventos históricos que precederam essa controvérsia, os quais, em nossa perspectiva, estão intrinsecamente ligados à invenção desse dispositivo. Ao analisar minuciosamente mais de 60 coleções e manuais didáticos de física, bem como os três principais periódicos nacionais, identificamos uma notável omissão no tratamento desse tema. Nas raras ocasiões em que o assunto é abordado, observamos a presença de um conjunto considerável de imprecisões históricas. Acreditamos que este estudo desempenha um papel crucial ao ressaltar uma lacuna na exploração de um tópico de significativa relevância para o ensino das ciências. Além disso, nossa pesquisa contribui para preencher uma lacuna existente, uma vez que esse tema tem sido subrepresentado em investigações, especialmente aquelas que se concentram na interseção entre a história da ciência e o ensino das ciências.