A Inclusão nas aulas de química: um relato das adaptações de teorias e práticas experimentais com uma aluna de acessibilidade visual ao longo do Ensino Médio em uma Escola Pública
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Ensino de Química e DiversidadeResumo
A convergência entre a Educação Inclusiva e o Ensino de Química traz consigo a necessidade de adaptações curriculares, metodológicas e avaliativas, bem como a formação contínua de professores. A inserção de recursos e estratégias pedagógicas que considerem as múltiplas inteligências e estilos de aprendizagem, aliada ao uso de tecnologias, pode ampliar a compreensão dos conceitos químicos e a participação ativa de todos os alunos, incluindo aqueles com acessibilidades sensoriais, motoras, cognitivas ou socioemocionais.
O objetivo desse trabalho foi fazer um estudo de caso das adaptações feitas pelo professor de atividades da teoria e prática de química ao longo do Ensino Médio de uma aluna com deficiência visual assistidas pelas suas professoras de apoio. Após as atividades adaptadas, foram feitas as verificações de aprendizagem com o especialista da área de inclusão.
Com a realização da pesquisa foi possível concluir que as adaptações do conteúdo é a chave central para uma eficácia nessa temática. Verificou-se também quais os materiais e atividades que mais contribuem para aprendizado e que essas formas de trabalho promove a inclusão no Ensino de Química para estudantes com acessibilidade visual.