Pensamento Crítico e argumentação: análise das publicações em periódicos nacionais e internacionais de 2014 a 2023
Palavras-chave:
pensamento crítico, argumentação, revisão sistemática, ensino de química, ensino de ciências.Resumo
Os ensinos de ciências e química requerem dos estudantes um pensamento crítico, deste modo o presente estudo teve como propósito investigar as publicações que relacionam o pensamento crítico e argumentação nos ensinos de química e ciências no período de 2014 à 2023, em âmbito nacional e internacional. Para o desenvolvimento desse estudo, foi realizada uma revisão sistemática em periódicos nacionais e internacionais, e estabelecidos os critérios de inclusão e exclusão para obter a amostra, composta por 7 publicações. Os resultados evidenciam que nos estudos nacionais, as pesquisas estão direcionadas ao ensino de ciências enquanto nos estudos internacionais o enfoque é o ensino superior de química. Portanto, as publicações analisadas apresentaram uma maior preocupação com o uso da argumentação durante o processo de ensino e aprendizagem, revelando a necessidade de novas pesquisas preocupadas com o tema e direcionadas à formação de professores.