Jogos Como Alternativa Para o Ensino de Química: O Bingo da Sustentabilidade.

Autores

  • Leonardo Wallace da Silva IFSP - Câmpus São José dos Campos
  • Sabrina Brito da Silva IFSP - Câmpus São José dos Campos
  • Eliseu Oliveira Guardia IFSP - Câmpus São José dos Campos
  • Andrea Santos Liu IFSP - Câmpus São José dos Campos
  • Lucielen Thais Cordeiro

Palavras-chave:

Bingo, Jogos, Lúdico, Química

Resumo

Existem diversos desafios apresentados no ensino da química por adotarem medidas tradicionais de ensino, pois estes métodos tornam os conteúdos maçantes e na maior parte das vezes fora de contexto para os estudantes. Visto esses desafios as atividades lúdicas se tornaram uma boa ferramenta para ajudar os docentes no ensino de suas matérias, pois elas tornam o conteúdo mais leve e a aprendizagem mais prazerosa e divertida. Sendo assim os alunos do PIBID aplicaram um jogo com uma turma do 2º ano do ensino médio, uma adaptação do tradicional bingo, relacionando o jogo com os conteúdos de sustentabilidade que foi o tema trabalhado pelos estudantes no bimestre. O objetivo era que os alunos conseguissem, por meio da interação entre o jogo e as equipes, entender e fixar ainda mais os conteúdos já trabalhados. Os resultados foram satisfatórios sendo possível observar um bom engajamento e um grande interesse por parte dos alunos para com a dinâmica. Após a atividade foi aplicado um questionário para os estudantes avaliarem a atividade realizada e as respostas foram muito positivas. Sendo assim, o grupo concluiu que as atividades lúdicas são uma boa forma de sair do padrão e atingir ainda mais os alunos com os conteúdos que foram ensinados.

Downloads

Publicado

2023-12-29