Abordagem de Combustão no Ensino de Ciência: uma proposta lúdica e experimental

Autores

  • Ana Alice Alves dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo-SJC
  • Carlos Marçal de Brito
  • Caroline Machado de Andrade Ramos
  • Andrea Santos Liu
  • Maria do Carmo de Castro

Palavras-chave:

Ensino fundamental, PIBID, notícia de jornal, experimentação, ensino de Ciência

Resumo

Conforme a avaliação mundial Educação no mundo (PISA, 2018), os alunos brasileiros participantes alcançaram baixo desempenho em ciências, leitura e matemática, visto que mais da metade dos avaliados não conseguiram atingir o nível básico do exame, nível considerado como o mínimo para o exercício pleno da cidadania. Esse desempenho em ciências está entrelaçado com os saberes de interpretação de textos e lógica. Sendo assim, é notório a necessidade de utilização de metodologias de ensino na Educação Básica, que favoreçam o desenvolvimento tanto do conteúdo obrigatório quanto de conceitos prévios necessários para a evolução de uma temática. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da aplicação de uma ação desenvolvida no âmbito do PIBID, envolvendo alunos do 9º ano do ensino fundamental em uma escola estadual em São José dos Campos-SP, com o uso de notícias de jornal e experimentação como recursos didático pedagógico em ensino de ciência.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Relatos de Experiências