Autores
-
Fabio Luiz de Souza
Instituto de Química da Universidade de São Paulo
-
Luciane Hiromi Akahoshi
Instituto de Química da Universidade de São Paulo
-
Maria Eunice Ribeiro Marcondes
Instituto de Química da Universidade de São Paulo
https://orcid.org/0000-0002-4099-8712
-
Terezinha Iolanda Ayres-Pereira
Instituto de Química da Universidade de São Paulo
https://orcid.org/0000-0002-7476-5108
-
Carlos Eduardo Pereira
Palavras-chave:
formação continuada de professores, abordagem CTSA, desenvolvimento profissional, eletroquímica, pesquisa no ensino de química
Resumo
A formação continuada de professores por meio de atividades de pesquisa pode contribuir para o desenvolvimento profissional, pois os docentes se envolvem em processos reflexivos de construção de conhecimentos. Neste trabalho apresentamos resultados de uma investigação para conhecer como uma ação de pesquisa realizada por um grupo colaborativo formado por professores da educação básica, pesquisadores da universidade e pós-graduandos contribuiu para o desenvolvimento profissional docente. A pesquisa tratou das concepções prévias de estudantes do ensino médio sobre eletroquímica, em seus aspectos científicos, tecnológicos, sociais e ambientais. Os participantes vivenciaram etapas de construção de instrumento de coleta de dados, análises de dados e elaboração de trabalho apresentado em congresso nacional. Os resultados mostraram que os professores se envolveram com a pesquisa, não tiveram dificuldades em analisar os dados, mas consideraram difícil a elaboração do instrumento e do trabalho. Os docentes apontam que tiveram aprendizagens que não alcançariam por outro modelo formativo.
Biografia do Autor
Luciane Hiromi Akahoshi, Instituto de Química da Universidade de São Paulo
Possui graduação em Bacharelado Em Química pela Universidade de São Paulo(1991) e mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) pela Universidade de São Paulo(2012). Atualmente é colaboradora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química. Atuando principalmente nos seguintes temas:contextualização, divulgação científica, ensino-aprendizagem, ensino de química, CTSA.
Maria Eunice Ribeiro Marcondes, Instituto de Química da Universidade de São Paulo
Bacharel e licenciada em Química pela Universidade São Paulo (1972). Doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo, Instituto de Química. É professora doutora do Instituto de Química da USP. É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Química - GEPEQ - que desenvolve atividades de divulgação científica, de formação continuada de professores e de pesquisa em ensino de Química. É orientadora no Programa de Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências, da Universidade de são Paulo (IF, IQ, IB e FE USP), desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas linhas de ensino e aprendizagem de Química e formação de professores.
Terezinha Iolanda Ayres-Pereira, Instituto de Química da Universidade de São Paulo
Doutoranda em Ensino de Química no Programa Interunidades da Universidade de São Paulo, com o temas Processo de reflexão orientada e abordagem CTSA, sob orientação da ProfªDrª Maria Eunice Ribero Marcondes. Mestre em Ensino de Química pelo Programa Interunidades da Universidade de São Paulo. É especialista em Ensino de Ciências por Investigaçao pela UFMG; Especialista em Educação pela Faculdade Pitágoras; Especialista em Ensino de Ciências pela UFV e Licenciada Plena em Química pela Fundação Percival Farquhar. Professora aposentada na Educação Básica, atuou também como professora de Fisico-Química na UNIVALE-GV e professora de Química Geral e de Instrumentação para o Ensino de Química na Universidade Federal de Viçosa e na Universidade Estadual de Minas Gerais. É membro do GEPEQ - Grupo de Pesquisa em Educação Química do Instituto de Química da Universidade de São Paulo.