Concepções prévias de alunos jovens e adultos sobre o conceito de substância química

Autores

  • Luana Almeida Cardoso Sampaio Domingues Universidade Federal de São Carlos
  • Giovanni Miraveti Carriello
  • Naylson Ferreira
  • Éverton da Paz Santos
  • João Batista dos Santos Junior

Palavras-chave:

Perfil Conceitual, Substância Química, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Na educação de jovens e adultos os conhecimentos prévios dos alunos são uma grande ferramenta de motivação e contextualização para o trabalho em sala. Os perfis conceituais são diferentes formas que podem ser utilizadas para definir um determinado conceito, como no caso do conceito de substância química. Pensando nisso foi realizada uma investigação sobre as concepções prévias dos alunos jovens e adultos sobre o conceito de substância química. Nas 41 respostas obtidas, pode-se perceber uma relação entre a ideia de substância química com produtos que realizam algum tipo de tranformação, seja nas propriedades de um material ou na capacidade de eliminação dele (no caso de produtos de limpeza, por exemplo). Além disso, observou-se que, em alunos com 36 anos ou mais, a resposta não ou sim (sem exemplos) não apareceu, evidenciando que os alunos mais maduros relacionam com maior facilidade esse conceito ao seu dia-a-dia. Apesar das respostas não estarem de acordo com o perfil substancialista, utilizado para definir esse conceito em grande parte dos livros didáticos, a relação feita pela maioria dos alunos está muito próxima do comportamento das substâncias químicas, demonstrando a importância de se considerar diferentes zonas conceituais na educação em química.

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Publicado

2023-12-29