Utilização da Plataforma Scratch no Ensino dos Órgãos do Corpo Humano para Alunos com TEA, Nível de Suporte 2

Autores

  • Ryan Campos IFSP - Campus Jacareí
  • Bianca Estrela Montemor Abdalla França Camargo IFSP - Campus Jacareí
  • Gabriel Kawabe de Lima Ferreira IFSP - Campus Jacareí
  • Alexssandro Ferreira da Silva IFSP - Campus Jacareí
  • Ana Paula Kawabe de Lima Ferreira IFSP - Campus Jacareí
  • Sérgio Eduardo Bernardo Lutzer

Palavras-chave:

Autismo, Scratch, Ensino de Ciências, Corpo Humano

Resumo

As pessoas com Transtorno do Espectro Autista têm direito legal à inclusão escolar, e para isso são necessárias metodologias acessíveis que proporcionem a compreensão do que é estudado. Assim, uma das formas utilizadas para adaptação de materiais podem ser as ferramentas computacionais atreladas à comunicação aumentativa e alternativa (CAA). Desta forma, por meio da ferramenta metodológica Scratch, foi elaborado material didático para o ensino dos órgãos do corpo humano, para ensino de alunos com TEA, nível de suporte 2, utilizando CAA. O projeto é inicialmente elaborado em programa gráfico e depois inserido na plataforma Scratch com animações e programações para um funcionamento lúdico. O projeto é adaptado por uma aluna com TEA, nível de suporte 1, e mostra-se promissor para uso com crianças com TEA nível de suporte 2, pois proporciona a integralização da comunicação através da imagem, grafia e fonética.

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Trabalhos Completos