INVESTIGANDO O pH DAS ÁGUAS LOCAIS: Atividades de campo e experimental no Ensino Médio
Resumo
Este artigo apresenta parte de uma sequência didática envolvendo aulas teóricas e práticas (experimentais e de campo), realizadas com estudantes do Ensino Médio, sobre o tema pH que está presente nas tarefas cotidianas e rege inúmeras transformações em diferentes esferas: água, solo, organismos entre outras. As aulas sugeridas podem ocorrer em vários ambientes: escola (sala de aula e laboratório científico) e nas residências dos estudantes (coleta de amostras de água potável nos diversos bairros da cidade). Com esta sequência de atividades, objetivamos desenvolver temas com os estudantes de forma coletiva, propondo conteúdos interdisciplinares que aprofundem o ensino de temas de relevância a partir de dados locais, de pesquisa, de trabalho em grupo e da experimentação. Com as atividades de campo, pretendemos desenvolver a observação, a análise e a inferência em cada ponto relativo à: hidrosfera, litosfera e biosfera, afetados pelo pH. E no pós atividades, os estudantes apresentarão os dados coletados, discutirão os resultados e farão conclusões sobre a importância do controle de pH para a manutenção da vida. Acreditamos que essa metodologia contribuirá de forma significativa para a aprendizagem dos conteúdos propostos, pois a partir de situações de investigação, proporcionaremos um processo educativo articulado, integrado e diversificado, auxiliando o desenvolvimento de uma consciência mais sustentável e reflexiva.