INVESTIGANDO O pH DAS ÁGUAS LOCAIS: Atividades de campo e experimental no Ensino Médio

Autores

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma sequência didática envolvendo aulas teóricas e práticas (experimentais e de campo), realizadas com  estudantes do Ensino Médio, sobre o tema pH que está presente nas tarefas cotidianas e rege inúmeras transformações em diferentes esferas: água, solo, organismos entre outras. As aulas sugeridas podem ocorrer em vários ambientes: escola (sala de aula e laboratório científico) e nas residências dos estudantes (coleta de amostras de água potável nos diversos bairros da cidade). Com esta sequência de atividades, objetivamos desenvolver temas com os estudantes de forma coletiva, propondo conteúdos interdisciplinares que aprofundem o ensino de temas de relevância a partir de dados locais, de pesquisa, de trabalho em grupo e da experimentação. Com as atividades de campo, pretendemos desenvolver a observação, a análise e a inferência em cada ponto relativo à: hidrosfera, litosfera e biosfera, afetados pelo pH. E no pós atividades, os estudantes apresentarão os dados coletados, discutirão os resultados e farão conclusões sobre a importância do controle de pH para a manutenção da vida. Acreditamos que essa metodologia contribuirá de forma significativa para a aprendizagem dos conteúdos propostos, pois a partir de situações de investigação, proporcionaremos um processo educativo articulado, integrado e diversificado, auxiliando o desenvolvimento de uma consciência mais sustentável e reflexiva.

Biografia do Autor

Ana Rosa Souza, SEE-SP

Possui graduação em Bacharelado com Atribuições Tecnológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras-USP (2000) e graduação em Licenciatura Plena em Química pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras/USP/RP (2000). Sou professora de educação básica - Secretaria de Estado da Educação, física e química. Fui professora do SESI-SP nos Centros Educacionais SESI 345 e SESI 259. Atualmente estou no CE SESI 259 (Planalto Verde) que integrou os Centros Educacionais 259, 297 e 345. Sou Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade. Mestre em Educação pelo PPGE do Centro Universitário Moura Lacerda/RP. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, do Instituto de Geociências, da Unicamp. Participei do PED, durante o ano de 2017, nas disciplinas Ciência do Sistema Terra I e II. E ainda oriento as atividades de estágio supervisionado, em sala de aula, de estudantes do curso de Química (Licenciatura) da Faculdade de Filosofia, Ciências e letras-USP/RP, desde 2015. Doutora em Ciências pelo Instituto de Geociências, da Unicamp desde 30.08.2019 (data da defesa). Atualmente participo do PIBID (Departamento de Química-USP-RP), como professora supervisora dos estagiários.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Trabalhos Completos